No ultimo sabado aconteceu uma reunião na casa de Camila. La acertamos as tarefas que ainda restavam fazer e decidimos testar a injeção.
Como na casa de Camila não tinha tomada 220V, resolvemos ir para casa de Fabien.
Conseguimos deixar a programação funcionando no tempo certo, mas ainda faltando ajuste pela falta do motor do movimento do pistão. Tentamos fixar o eixo do motor no tubo de enroscar, mas nossa ideia não funcionou, pois não tinhamos as ferramentas adequadas para fazer.
Ajeitamos o circuito com conectores para o motor de passo e para porta paralela para melhorar a estética. Segue uma foto do circuito do motor de passo.
Depois de muita pesquisa a respeito de como fazer o circuito de monitoramento e controle de temperatura utilizando termopar, foi decidido não realizar. Primeiro pelo fato do custo dos componentes que são de categoria industrial, e em segundo lugar pela falta de conhecimento a respeito do assunto. A bibliografia é precaria e não conhecemos professores com experiencia no ramo.
Por outro lado partimos para uma alternativa mais viavel, a ultização do multimetro com saida RS232 (Porta Serial), no qual pode se medir a temperatura atraves do termopar e enviar um sinal para portal serial. Nosso objetivo é ler esse dado e fazer com que nosso programa consiga interagir com ele.
Com relação aos circuitos dos motores de passo e do motor continuo. As placas ja estao devidamente corroidas e soldadas com seus componentes. O esquema do circuito estara disponivel no proximo post.
Agradeçemos a visita.
Até a proxima
Depois de muito tempo sem postar voltamos para anunciar as novidades da equipe.
Na reta final para entrega e apresentação do projeto, estamos muito esperançosos e confiantes.
Aqui estão algumas fotos quando finalizamos a estrutura de movimento do molde.
A estrutura foi feita em aço carbono com as barras em aço inox, por uma questão estética. Todo o desenho foi projetado e mandado para o torneiro mecânico, que usinou em 2 dias.